Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Assuntos > Serviços e Formulários
conteúdo

Serviços e Formulários

por Coordenação publicado 09/09/2021 08h20, última modificação 27/06/2023 09h16

Introdução

Nesta seção você encontra instruções e formulários relacionados aos serviços ofertados pela Coordenação do Bacharelado em Direito (Santa Rita).

Qualquer serviço pode ser solicitado com o formulário de requerimento geral, no topo da lista mais abaixo.

Formato dos arquivos de formulário

Os formulários criados por esta Coordenação de Curso estão em formato de Documento do Google, todos hospedados no Drive Acadêmico no domínio ufpb.br.

Na janela de sua visualização em computador, no menu "Arquivo", há opções para download em diversos formatos, além de ser possível copiá-lo para a própria nuvem no Google Drive (acadêmico ou pessoal), caso o usuário esteja logado. Em dispositivos móveis também é possível o download em diversos formatos, com caminhos diferentes para diferentes aparelhos e sistemas operacionais.

Os formulários são somente sugestões. É possível modificá-los para se adaptarem melhor a seus pedidos, ou usar formatos totalmente diferentes, desde que na requisição estejam presentes e claras as informações necessárias (identificação, dados de contato, assinatura, pedido, fundamento).

Como requerer um serviço

Já há um tempo, eliminamos os procedimentos em papel na unidade. Recorremos a ele apenas subsidiariamente.

Preferimos que os requerimentos sejam assinados via Gov.br, serviço do Executivo Federal de assinatura gratuito e com validade jurídica, disponível em https://assinador.iti.br. Outras assinaturas no padrão ICP-Brasil são igualmente preferíveis.

Caso não seja possível assinar dessa forma, pedimos que o requerimento assinado nos seja enviado a partir do e-mail cadastrado no SIGAA pertencente ao requerente.

Todos os requerimentos e documentos destinados diretamente à Coordenação do Bacharelado em Direito em Santa Rita devem ser enviados ao e-mail institucional .

Para aqueles que gostam de colocar a mão na massa e sabem o que estão fazendo, há uma alternativa: a UFPB permite que o próprio usuário (você) abra uma solicitação e monte o processo, com requerimento e documentação comprobatória. O serviço se chama Plataforma de Envio de Documentos Externos (PREDE), e pode ser acessado neste link. Um tutorial em vídeo do procedimento de abertura de processos, produzido pelo competente setor do Arquivo Central, pode ser visto neste outro link.

Lista de serviços ofertados aos discentes

Requerimento geral

Abreviação de curso

Alteração de dados pessoais (formulário da Pró-Reitoria)

Aproveitamento e dispensa de componentes curriculares (antes da entrada no curso)

Aproveitamento de componentes optativos (cursados na UFPB após entrada no curso)

Atividades complementares (componentes curriculares flexíveis)

Cancelamento de vínculo (desistência do curso)

Colação de grau coletiva

Colação de grau individual

Declaração de realização de atividade de avaliação

Declarações e certidões

Dilação de prazo para conclusão do curso

Diploma (Formulário da Pró-Reitoria)

Estágio - cadastro no SIGAA (manual da Pró-Reitoria)

Exercícios domiciliares

Mudança de turno

Procuração para colação de grau (Modelo)

Reingresso

Reposição de atividade acadêmica

Revisão de nota

Trancamento