Reitora em exercício Mônica Nóbrega recepcionou o visitante
Na manhã desta terça-feira (19), a reitora em exercício da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mônica Nóbrega, recebeu a visita institucional do professor Kazuhiro Matsumoto, da Universidade Kwansei Gakuin (Osaka, Japão). O encontro foi motivado pela parceria entre o professor e o grupo de pesquisa Conexões Jurídico Históricas e Processuais (CONEXJURIS), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UFPB, para desenvolvimento de projeto de pesquisa coletivo.
Além da reitora em exercício, estiveram presentes no momento de acolhida a Chefe do Gabinete da Reitoria, Maria José de Figueiredo, a Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Ana Berenice Peres Martorelli, a Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI, Ana Paula Basso, a Diretora de mobilidade Acadêmica da ACI, Ruth Marcela Bown Cuello, a Diretora de Divulgação e ações acadêmicas da ACI, Ana Carolina Vieira Bastos, o líder do Conexjuris, José Ernesto Pimentel, e os professores do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Werna Karenina de Sousa e Julian Nogueira de Queiroz.
A Reitora em Exercício deu as boas vindas ao professor Matsumoto, expressando o desejo de que este seja o primeiro passo de uma parceria duradoura. “Para a UFPB, é motivo de grande orgulho poder integrar e apoiar uma pesquisa de tal envergadura, conduzida por renomados professores do Brasil e do Japão. Acreditamos que este é um passo fundamental para aproximar nossas instituições e ampliar as possibilidades de cooperação científica entre os dois países”, disse a gestora.
O professor Kazuhiro Matsumoto, por sua vez, destacou sua impressão positiva quanto à estrutura e à recepção recebida na universidade.
“É impressionante, de uma forma positiva, como fui bem recebido aqui. E espero que a minha visita contribua com um passo a mais para a construção de uma conexão entre Brasil e Japão”, afirmou o professor.
Especialista em Direito Britânico, o professor Matsumoto desenvolverá, junto ao grupo CONEXJURIS, o projeto de pesquisa coletiva intitulado “Um Estudo Jurídico Comparativo sobre a Importância e o Alcance do Pedido de Remoção de Interferência Baseado em Reivindicações”.
“Temos desenvolvido uma pesquisa sobre os Estados Unidos e o Commom Low, e temos uma equipe que trabalha com essa parte. O professor Matsuomto é especialista em direito britanico, trabalhando com colegas especialistas em direito romano, no Japão, e ele tem um aporte muito importante fundamental para compreender o direito britânico”, disse o líder do Conexjuris, José Ernesto Pimentel.
Além do professor José Ernesto, participam da pesquisa conjunta os professores Felipe Negreiros, que também é líder do Conexjuris, Werna Marques, Rinaldo Mozalas, Rômulo Palitot e Arnaldo Sobrinho.
A programação do professor Matsumoto na Paraíba segue até o dia 22 de agosto e inclui visitas ao PPGCJ, ao Tribunal de Justiça da Paraíba e ao prédio histórico da Faculdade de Direito da UFPB. O professor participará ainda de um intercâmbio cultural sobre segurança pública no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, onde abordará o método Koban de policiamento comunitário. Também estão previstas uma visita ao CCJ, no município de Santa Rita, e uma conferência (keynote) na Justiça Federal da Paraíba, destinada exclusivamente a pesquisadores especializados, na qual será promovido um diálogo entre as culturas jurídicas da Inglaterra e do Japão.