COMEMORAÇÃO EM DOSE DUPLA: Egressos do curso de Direito da UFPB, em João Pessoa, são aprovados em concurso público para Juiz Federal do TRF5

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
atualizado em sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Formados em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, os egressos Leonardo Henrique de Figueiredo Tavares e Daniel Cabral Domingues tomaram posse, nesta quarta-feira (28), no cargo de Juiz Federal substituto do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A cerimônia de posse ocorreu no Tribunal Pleno do órgão judiciário, em Recife.

A comunidade acadêmica, especialmente os professores, comemora com orgulho o resultado alcançado pelos dois ex-alunos.

“Como professor do curso de direito da UFPB fico muito envaidecido em receber dois ex-alunos como colegas na magistratura federal da 5ª Região. Leonardo Henrique foi, inclusive, o primeiro colocado no dificílimo certame no qual concorreram candidatos de todo o país. Tanto ele quanto Danilo Cabral foram meus alunos na disciplina Direito Civil 1. A aprovação demonstra mais uma vez o nível dos nossos alunos e a qualidade do ensino prestado por nossa instituição”, destacou o docente e Desembargador Federal do TRF5, Rogério Fialho.

A ocasião representa a conquista de um dos cargos mais cobiçados, na área jurídica, e reforça o ensino de excelência ofertado pela UFPB, em João Pessoa, por meio de professores qualificados e renomados, o que engloba a preparação dos alunos para carreiras de alto nível no Judiciário, por meio de aulas práticas e teóricas, além de projetos de pesquisa, extensão e monitoria.

De acordo com Leonardo Tavares, de 29 anos, aprovado em primeiro lugar no certame, formado em Direito pela UFPB, em 2019, o curso na instituição o fez se encantar pelo saber jurídico. “Por meio das disciplinas propedêuticas, pude formar uma boa base humanística, com professores que estimularam o pensamento crítico”, declarou.

Leonardo ainda observou que a aprovação no concurso público ocorreu após seis anos e meio de preparação, fruto de renúncia e muito estudo, com construção diária do domínio da legislação, doutrina e jurisprudência.

O novo Juiz Federal destacou que, em relação à carreira, “as expectativas são as melhores, com a busca por aplicar o conhecimento jurídico e humano acumulado ao longo dos anos”.

Para os estudantes da área jurídica que sonham com o cargo, ele recomenda que “não desistam dos seus sonhos. A busca pela magistratura é um processo de construção diária”, defendeu Leonardo.

Já o ex-aluno Daniel Cabral, de 29 anos, que concluiu o curso de Direito, em 2019, na UFPB, destacou que o ensino na instituição foi fundamental, pois propiciou uma base sólida de conhecimentos jurídicos que o acompanhou durante toda a trajetória de estudos para o concurso.

Em relação à carreira da magistratura, o novo juiz destacou que as expectativas são altas, pois se trata de um cargo que exige muita responsabilidade e as decisões influenciam diretamente na vida dos jurisdicionados.

E para quem é estudante de Direito e sonha com a magistratura, Daniel Cabral aconselha “estudar bastante, desde a faculdade, é algo que pode encurtar o caminho, mas é recomendável manter a mente aberta e não se fechar às outras experiências que o ambiente universitário proporciona”.

Informações sobre o curso de Direito da UFPB

A faculdade de Direito de João Pessoa foi criada há 70 anos, em 11 de agosto de 1949, uma história de lutas e conquistas que implantou o Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas na Paraíba.

O curso de Direito de João Pessoa está vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), o qual também conta com o curso de Direito em Santa Rita.

A Coordenação da Graduação em Direito de João Pessoa tem a colaboração do Departamento de Direito Público (DDPU), Departamento de Direito Privado (DDPR) e Departamento de Direito Processual e Prática Jurídica (DDPPJ), que ofertam disciplinas para o curso.

O curso de Direito está dividido em 10 períodos letivos e engloba projetos de monitoria, pesquisa e extensão, os quais complementam o tripé universitário do Ensino-Pesquisa-Extensão.

O horário das aulas é matutino ou noturno, de acordo com a opção de ingresso, com a oferta de disciplinas de Prática Jurídica no turno vespertino.

Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos por meio do perfil no Instagram @ccjufpb

Joelma Medeiros

Jornalista 3208 DRT/PB