COMEMORAÇÃO EM DOSE DUPLA: Egressos do curso de Direito da UFPB, em João Pessoa, são aprovados em concurso público para Juiz Federal do TRF5

Formados em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, os egressos Leonardo Henrique de Figueiredo Tavares e Daniel Cabral Domingues tomaram posse, nesta quarta-feira (28), no cargo de Juiz Federal substituto do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A cerimônia de posse ocorreu no Tribunal Pleno do órgão judiciário, em Recife.
A comunidade acadêmica, especialmente os professores, comemora com orgulho o resultado alcançado pelos dois ex-alunos.
“Como professor do curso de direito da UFPB fico muito envaidecido em receber dois ex-alunos como colegas na magistratura federal da 5ª Região. Leonardo Henrique foi, inclusive, o primeiro colocado no dificílimo certame no qual concorreram candidatos de todo o país. Tanto ele quanto Danilo Cabral foram meus alunos na disciplina Direito Civil 1. A aprovação demonstra mais uma vez o nível dos nossos alunos e a qualidade do ensino prestado por nossa instituição”, destacou o docente e Desembargador Federal do TRF5, Rogério Fialho.
A ocasião representa a conquista de um dos cargos mais cobiçados, na área jurídica, e reforça o ensino de excelência ofertado pela UFPB, em João Pessoa, por meio de professores qualificados e renomados, o que engloba a preparação dos alunos para carreiras de alto nível no Judiciário, por meio de aulas práticas e teóricas, além de projetos de pesquisa, extensão e monitoria.
De acordo com Leonardo Tavares, de 29 anos, aprovado em primeiro lugar no certame, formado em Direito pela UFPB, em 2019, o curso na instituição o fez se encantar pelo saber jurídico. “Por meio das disciplinas propedêuticas, pude formar uma boa base humanística, com professores que estimularam o pensamento crítico”, declarou.
Leonardo ainda observou que a aprovação no concurso público ocorreu após seis anos e meio de preparação, fruto de renúncia e muito estudo, com construção diária do domínio da legislação, doutrina e jurisprudência.
O novo Juiz Federal destacou que, em relação à carreira, “as expectativas são as melhores, com a busca por aplicar o conhecimento jurídico e humano acumulado ao longo dos anos”.
Para os estudantes da área jurídica que sonham com o cargo, ele recomenda que “não desistam dos seus sonhos. A busca pela magistratura é um processo de construção diária”, defendeu Leonardo.
Já o ex-aluno Daniel Cabral, de 29 anos, que concluiu o curso de Direito, em 2019, na UFPB, destacou que o ensino na instituição foi fundamental, pois propiciou uma base sólida de conhecimentos jurídicos que o acompanhou durante toda a trajetória de estudos para o concurso.
Em relação à carreira da magistratura, o novo juiz destacou que as expectativas são altas, pois se trata de um cargo que exige muita responsabilidade e as decisões influenciam diretamente na vida dos jurisdicionados.
E para quem é estudante de Direito e sonha com a magistratura, Daniel Cabral aconselha “estudar bastante, desde a faculdade, é algo que pode encurtar o caminho, mas é recomendável manter a mente aberta e não se fechar às outras experiências que o ambiente universitário proporciona”.
Informações sobre o curso de Direito da UFPB
A faculdade de Direito de João Pessoa foi criada há 70 anos, em 11 de agosto de 1949, uma história de lutas e conquistas que implantou o Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas na Paraíba.
O curso de Direito de João Pessoa está vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), o qual também conta com o curso de Direito em Santa Rita.
A Coordenação da Graduação em Direito de João Pessoa tem a colaboração do Departamento de Direito Público (DDPU), Departamento de Direito Privado (DDPR) e Departamento de Direito Processual e Prática Jurídica (DDPPJ), que ofertam disciplinas para o curso.
O curso de Direito está dividido em 10 períodos letivos e engloba projetos de monitoria, pesquisa e extensão, os quais complementam o tripé universitário do Ensino-Pesquisa-Extensão.
O horário das aulas é matutino ou noturno, de acordo com a opção de ingresso, com a oferta de disciplinas de Prática Jurídica no turno vespertino.
Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos por meio do perfil no Instagram @ccjufpb
Joelma Medeiros
Jornalista 3208 DRT/PB
