Você está aqui: Página Inicial > Contents 2 > Notícias > AULA MAGNA E CURSO “LUKÁCS E O DIREITO" ACONTECEM NO PRÓXIMO DIA 25

AULA MAGNA E CURSO “LUKÁCS E O DIREITO" ACONTECEM NO PRÓXIMO DIA 25

Aula Magna do semestre letivo 2017.2 e Curso "Lukács e o Direito"
publicado: 19/09/2017 20h09, última modificação: 19/09/2017 20h18

O início do semestre letivo (2017.2) para os alunos do PPGCJ será marcado pela Aula Magna do Prof. Dr. Vitor Bartoletti Sartori, que acontecerá no dia 25 setembro de 2017, no campus I da UFPB – Auditório CCJ. A Aula Magna em questão versará sobre o tema: "Marx e o Direito. A persistência do marxismo e a crítica à esfera jurídica". Já o curso "Lukács e o Direito" ocorrerá entre os dias 25/09 a 28/09, das 14h às 17h. Todos os alunos do curso e demais interessados no tema estão convidados.

Observação: O evento (Aula Magna + Curso) oferecerá certificação de 1Cr (15h) para todos os alunos do PPGCJ devidamente matriculados. (matrícula realizada via SIGAA).

*Matrícula prorrogada até sexta-feira (22/09/2017)

Confira a Programação Completa:

Aula Magna:

Data: 25 de setembro de 2017

Tema: "Marx e o Direito. A persistência do marxismo e a crítica à esfera jurídica".

Palestrante: Prof. Dr. Vitor Bartoletti Sartori

Colaboração: Profª. Drª Renata Ribeiro Rolim

Local: Auditório do CCJ (Campus I)

Curso "Lukács e o Direito"

Data: 25 a 28 de setembro de 2017

Tema: "Lukács e o Direito"

Palestrante: Prof. Dr. Vitor Bartoletti Sartori

Colaboração: Profª. Drª Renata Ribeiro Rolim

Local: A definir

Conheça o Palestrante:

Professor da faculdade de Direito da UFMG ligado ao departamento de Direito do trabalho e introdução ao Direito. Experiência na área de História, teoria da História, Filosofia, Filosofia política, Teoria e Filosofia do Direito, tendo como foco a relação entre os temas abordados em tais áreas para a conformação da historicidade moderna. No campo da filosofia do Direito, busca-se a crítica ontológica do fenômeno jurídico na sociedade civil-burguesa bem como os desdobramentos históricos de tal crítica, albergando um embate em que tanto a abordagem "interna" à filosofia do Direito quanto a abordagem "externa" a ela aparecem em destaque. No campo da filosofia, aborda-se, entre outros temas, a relação entre Heidegger e Lukács, confrontando-se duas noções de história e de política distintas e conformadas em duas ontologias que podem ser consideradas aquelas de maior repercussão no final do século XX e no começo do século XXI - de um lado, uma crítica ao sujeito, doutro a defesa de tal categoria, que marcou a filosofia moderna. Nesse ensejo, tem-se em conta ainda o confronto estabelecido entre o marxismo e as outras vertentes teóricas da atualidade, realizando pesquisas sobre a posição de Hannah Arendt acerca da história, da política e da revolução.