Mobilidade acadêmica
Este verbete aborda a mobilidade internacional de estudantes da UFPB para instituições estrangeiras através do programa PROMOBI, embora as diretrizes aqui apresentadas também se apliquem, com adequações, a outros programas de mobilidade ofertados a estudantes da UFPB.
Promobi
O Programa de Mobilidade Internacional (PROMOBI) possibilita que estudantes de graduação da Universidade Federal da Paraíba cursem disciplinas em instituições estrangeiras parceiras por um ou dois semestres acadêmicos, conforme os convênios vigentes.
Regulamentado pela Resolução nº 49/2012 do CONSEPE e pelo Regulamento Geral de Graduação (Res. 29/2020/CONSEPE, arts. 132 a 135), o programa expande horizontes acadêmicos e culturais, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre instituições ao redor do mundo.
Plano de estudos
Conforme o Edital nº 02/2025/ACI/UFPB — o mais recente à época da elaboração deste texto —, para concorrer à mobilidade é necessário apresentar um plano de estudos para análise da Coordenação de Curso.
A aprovação do plano de estudos garante que os estudos realizados no exterior sejam aproveitados como componentes obrigatórios do curso atual, minimizando ou até mesmo evitando postergação da conclusão do curso.
No envio do plano à Coordenação, o plano deve ser acompanhado de uma tabela de equivalências, na qual serão relacionadas as disciplinas a serem cursadas no exterior com as disciplinas compatíveis do curso na UFPB.
Para que uma disciplina seja considerada compatível, é necessário que:
- Apresente status “Pendente” no histórico acadêmico;
- Seja de natureza obrigatória, conforme indicado no histórico acadêmico, por meio das siglas “OB” (básico profissional) ou “CO” (complementar obrigatório);
- Possua equivalência em carga horária e conteúdo com as disciplinas oferecidas pela instituição estrangeira, admitindo-se equivalência imperfeita em função das diferenças entre sistemas de ensino.
Em caso de mudança na programação das disciplinas a cursar durante a mobilidade, o estudante deve comunicar a alteração à Coordenação para que se avalie sua incorporação ao plano de estudos. Essa incorporação viabiliza o aproveitamento automático das novas disciplinas.
Procedimentos após o retorno
Ao término do período de mobilidade, para obter o aproveitamento dos estudos realizados no exterior, o estudante deve enviar à Coordenação de Curso, por e-mail, os seguintes documentos:
- Histórico acadêmico junto à instituição estrangeira;
- Ementas e planos de curso das disciplinas cursadas;
- Requerimento para aproveitamento das disciplinas não incluídas no plano de estudos, caso haja.
As disciplinas previstas no plano de estudos serão aproveitadas automaticamente, sem necessidade de novo requerimento. Quanto às disciplinas fora do plano, será necessária uma análise pelo departamento, seguindo um fluxo semelhante ao do aproveitamento de estudos comum, conforme descrito neste link.
Obrigações adicionais poderão estar previstas em cada edital.