Você está aqui: Página Inicial > Contents 2 > Notícias > DO FUNDAMENTO DA MORAL À METAFÍSICA DA ÉTICA EM ARTHUR SHOPENHAUER

DO FUNDAMENTO DA MORAL À METAFÍSICA DA ÉTICA EM ARTHUR SHOPENHAUER

publicado: 18/04/2019 20h20, última modificação: 18/04/2019 20h20

Do fundamento da moral à metafísica da ética em Arthur Schopenhauer

Na obra do filósofo alemão Arthur Schopenhauer ((1788-1860) encontram-se temas referentes à Epistemologia, Metafísica da Natureza, Estética, Religião entre outros, mas seu ponto alto é a Metafísica da Ética, desenvolvida em seu livro mais importante: O mundo como vontade e como representação (1818). Conhecido por sua visão pessimista de mundo, de acordo com a qual vivemos no “pior dos mundos possíveis”, identificando a dor e o sofrimento como sempre presentes graçasà Vontade [coisa em si do mundo] irracional, sem finalidade, insaciável, Schopenhauer defende que os homens agem motivados por ações morais, como a compaixão, ou antimorais, como o egoísmo e a maldade. A moral, para ele, não é ensinável nem pode ser expressa por meio de imperativos, mas é um sentimento observável ao longo da história humana, podendo ocorrer inesperadamente na vida de qualquer um: é o mistério da compaixão. Sem esta experiência é impossível uma vida ética, na qual o sofrimento deixa de existir, pois a Vontade deixa de ser alimentada e o abismo que separa os seres ésuprimido. Nossa exposição dará conta da passagem da ação moral para a vida ética, a partir de três momentos: 1) Como se dá o mundo como Vontade e o mundo como representação; 2) A motivação moral da compaixão como condição de ruptura com o mundo ilusório; e 3) A negação da Vontade como libertação do sofrimento. As obras essenciais para o conhecimento acerca dos conceitos supracitados são, além da já citada O mundo como vontade e como representaçãoSobre o fundamento da moral (1840) e Parerga e Paralipomena (1851).

Local:   SALA 02 do PPGCJ, Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Campus I, da Universidade Federal da Paraíba, Cidade Universitária – João Pessoa – PB – Brasil – CEP 58051-900.

Data do Evento: 24/04/2019 às 14h