Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ministério da Justiça propõe debate público sobre desburocratização
conteúdo

Notícias

Ministério da Justiça propõe debate público sobre desburocratização

Secretaria de Assuntos Legislativos do MJSP disponibiliza anteprojeto sobre lei de desburocratização para que a sociedade possa opinar. Qualquer cidadão pode participar. Prazo será de 30 dias. Endereço eletrônico: Consulta Pública sobre Projeto de Lei sobre Desburocratização: http://justica.gov.br/noticias/ministerio-da-justica-propoe-debate-publico-sobre-desburocratizacao
publicado: 13/05/2017 20h26, última modificação: 13/05/2017 20h57

Brasília, 8/5/17 – A Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança (SAL/MJSP), com a colaboração do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, disponibilizou, nesta segunda-feira (8), o anteprojeto sobre a lei de desburocratização para debate público pela internet. A proposta, elaborada pela SAL, visa simplificar e desburocratizar os procedimentos adotados pela administração pública, incluindo prestadores de serviços, sociedades de economia mista, Legislativo e Judiciário, entre outros. 

O texto para debate pela sociedade está disponível na página da SAL. Pode participar qualquer cidadão, bastando ter acesso à internet. A finalidade é discutir amplamente as sugestões apresentadas, democratizando assim o processo de elaboração normativa. A consulta popular será realizada durante 30 dias. Após esse período, o anteprojeto será debatido amplamente no Governo Federal, com acompanhamento pela SAL. 

O titular da Secretaria de Assuntos Legislativos, Edson Bez de Oliveira, destaca a importância da iniciativa: “O objetivo é facilitar a vida da população e colaborar com a redução de processos”, observa.  

O anteprojeto prevê a simplificação na exigência de documentos; prazo determinado para vigência de normas; dispensa de certidões e declarações ambíguas; maior integração entre bancos de dados e sanções em casos de infração. 

Segundo Bez, os brasileiros sofrem com a burocracia há décadas, mas o avanço tecnológico e a rapidez do mundo integrado atualmente exigem mudanças. “Foi essa necessidade que levou o Ministério da Justiça, através da SAL, e com o apoio do ministro Osmar Serraglio, a propor o debate sobre a desburocratização com a máxima participação dos cidadãos”, afirmou o secretário.  

Terminado o período de participação da sociedade civil, a SAL vai avaliar as sugestões e críticas apresentadas e elaborar uma nova versão de anteprojeto que será enviada à Casa Civil. Consulta Pública sobre Projeto de Lei sobre Desburocratização: http://justica.gov.br/noticias/ministerio-da-justica-propoe-debate-publico-sobre-desburocratizacao