Você está aqui: Página Inicial > Contents > Vídeos > Organizações Criminosas no Brasil
conteúdo

Organizações Criminosas no Brasil

por JCássia publicado 10/08/2021 13h23, última modificação 10/08/2021 16h48

O advogado Solon Benevides lança, às 15h da próxima terça (dia 10) o livro “Investigación Postdoctoral: Facções Criminosas e Ideologia de Poder no Brasil”, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, em João Pessoa.

A obra publicada pela Editora UFPB, e editada pelo professor e imortal Sales Gaudência, é resultante de sua atuação como advogado na área de Direito Constitucional e Penal e como membro do Conselho Penitenciário da Paraíba no quadriênio de 2017-2021 e agora renovado até 2025.

No livro, o professor Solon contextualiza a preocupação nacional quando à atuação das organizações criminosas no Brasil, em especial em razão de se perceber a ocupação de cargos políticos por seus membros, fenômeno chamado de “ideologia de poder”.

O autor enfatiza medidas imprescindíveis para o combate a essas organizações, como o aprimoramento da legislação penal brasileira à luz da Constituição Federal e medidas efetivas no âmbito da segurança pública, como o modernização de armamentos, e também ações preventivas por parte do Estado, especialmente com relação à educação para que esta possa causar efetiva mudanças nos seres humanos.

Segundo o professor Sales Gaudêncio, o livro aborda os principais aspectos das organizações criminosas, tais como conceito, características, espécies e atividades desenvolvidas por elas, como também, sobre as raízes do crime organizado que, no Brasil, é um tema controvertido, porém, a origem remonta ao cangaço, que atuou em cidades do Sertão nordestino, em especial Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Deverão participar da apresentação do livro, além do autor, Fabiano Emidio de Lucena Martins (Delegado de Polícia Federal, autor do prefácio), Walter de Agra Júnior (autor da apresentação) e o reitor Valdiney Veloso Gouveia.

O evento será realizado em sistema misto: presencial – respeitadas todas as regras sanitárias de combate ao Covid-19 – e com transmissão pela internet, pelo canal de YouTube da TV UFPB.