Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Defesa de Dissertação de Mestrado
conteúdo

Notícias

Defesa de Dissertação de Mestrado

publicado: 07/05/2025 15h20, última modificação: 07/05/2025 15h39
No dia 14/05/25, 8h, online (https://voovmeeting.com/dm/GNBeC0ROReeo), o PPGCJ/UFPB realizará a defesa da dissertação de mestrado da discente Julliana Santana com o título "Contratos de arrendamento para construção de parques eólicos no sertão paraibano: a necessidade de humanização do direito civil através da intervenção estatal", tendo como orientador o Prof. Fernando Joaquim Ferreira Maia e como co-orientadora a Profa Mariana Traldi. A banca examinadora contará com a participação das professoras Hirdan Costa (UFPB), Ana Paula Basso (UFPB) e Mariana Traldi (IFSP), bem como dos professores Tarcísio Silva (UFRPE) e Liu Jiaqi (Universidade de Liaoning/China).

Trata-se da 1a defesa de dissertação de mestrado com a participação da Universidade de Liaoning/China, com destaque para Liu Jiaqi, professor desta Universidade, e professor visitante na nossa instituição.

A participação do prof. Liu Jiaqi na defesa da dissertação é um marco histórico para a nossa pós-graduação. E um avanço qualitativo nos instrumentos do convênio firmados com a Universidade de Liaoning, agora com a participação de pesquisadores chineses nas bancas de defesa de doutorado e de mestrado.

A UFPB tem o 1o curso de direito do Nordeste a contar com a participação de pesquisadores da China em exames de dissertação e de tese.

A parceria com a Liaoning, fruto de iniciativa dos grupos de pesquisa Dom Quixote, liderado pelo prof. Fernando Joaquim, e Gepdtrs, liderado pela profa Ana Paula Basso, representa uma decisão estratégica no PPGCJ e no CCJ e deve abrir diversas possibilidades de pesquisa na área do direito da energia e em direito econômico. Existe uma clara ligação com o desenvolvimento da Paraíba, um dos principais eixos de expansão das energias eólica e solar no Brasil, e que enfrenta vários problemas jurídicos como mostram as diversas publicações e seminários realizados pelo convênio. 

A UFPB se vincula com outra cultura e civilização que está na vanguarda da produção de energia eólica e solar (56% da capacidade total instalada de energia elétrica na China, final de 2024), líder em tecnologias disruptivas e um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
 
Maiores informações pelo email: projetodomquixote.eolica@gmail.com