Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > CCJ Publica 1ª Edição do Protocolo Interno de Biossegurança de Enfrentamento da COVID - 19
conteúdo

Notícias

CCJ Publica 1ª Edição do Protocolo Interno de Biossegurança de Enfrentamento da COVID - 19

O documento pode ser baixado gratuitamente
publicado: 03/12/2021 09h07, última modificação: 03/12/2021 10h12

Nesta sexta-feira (03), o Centro de Ciências Jurídicas da UFPB publicou a 1º edição protocolo interno de biossegurança de enfrentamento da Covid - 19 do Centro. O arquivo em formato PDF pode ser baixado gratuitamente (clique aqui). O documento foi elaborado pela Comissão de Biossegurança do CCJ, a qual é composta por servidores docentes e técnico-administrativos das três unidades do Centro (João Pessoa, Santa Rita e Faculdade).

O objetivo do protocolo é estabelecer normas e condutas de biossegurança para as atividades do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Nesse sentido, as ações contidas no documento irão abranger departamentos, coordenações, bibliotecas setoriais e demais ambientes administrativos de todo o Centro. Ainda segundo os membros da Comissão de Biossegurança do CCJ, o protocolo é fruto de uma profunda e detalhada revisão de diversos manuais de biossegurança.

O plano é composto por diferentes núcleos de atuação, sendo eles: núcleo acadêmico, núcleo administrativo, núcleo infraestrutura e núcleo comunicação e capacitação. Cada núcleo será responsável por atuar em uma área específica do plano de ação, em que todas as atividades e variáveis operacionais são postas em perspectiva. Desse modo, a soma das partes resultará no todo, ou seja, a soma de cada núcleo de atuação representa o protocolo de biossegurança em sua plenitude.

Entre as ações previstas no plano, podemos citar: aquisição de equipamentos como borrifadores, dispensers, frascos com válvula “pump”, máscaras descartáveis tripla proteção, termômetros digitais para aferição de temperatura, álcool teor 70% (gel e líquido), capacitação de colaboradores terceirizados sobre boas práticas de limpeza e desinfecção ambiental e definição da capacidade dos ambientes de acordo com o sistema de bandeiras preconizado pelo “Plano Novo Normal PB” do governo do Estado da Paraíba.

Importante destacar que parte dessas ações já estão em curso ou serão executadas nos próximos dias, conforme o cronograma de atividades da Comissão de Biossegurança do CCJ. Por fim, vale citar que o documento ainda será analisado pela Comissão de biossegurança para planejamento do retorno das atividades presenciais na UFPB (Comissão de Biossegurança Institucional – CBI), podendo, assim, sofrer futuras alterações em seu conteúdo.  CBio - 1ª EDIÇÃO