Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > CCJ da UFPB participa de encontro preparatório do “Colégio brasileiro de faculdades de direito públicas e gratuitas”
conteúdo

Notícias

CCJ da UFPB participa de encontro preparatório do “Colégio brasileiro de faculdades de direito públicas e gratuitas”

No evento, foi celebrado protocolo de intenções para a Criação do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito Públicas e Gratuitas.
publicado: 20/10/2023 11h22, última modificação: 25/10/2023 08h16

 O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representado pelas professoras, Anne Augusta Alencar Leite, diretora do CCJ, e Ana Paula Basso, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UFPB, participou do encontro preparatório do “Colégio brasileiro de faculdades de direito públicas e gratuitas”. O evento ocorreu na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, na Universidade de São Paulo (USP), nos últimos dias 16 e 17 de outubro de 2023.

 O Colégio é uma iniciativa histórica, inovadora e colaborativa, que reúne diretores e diretoras de todas as faculdades de direito públicas e gratuitas do Brasil, em busca de um objetivo comum: promover a excelência acadêmica, a pesquisa e a extensão de alta qualidade e o fortalecimento da educação jurídica pública em nosso país, nos cursos de graduação e de pós-graduação, comprometendo-se, sobretudo, com os princípios fundamentais de nossa Constituição Federal, com a defesa da Democracia e a redução das desigualdades.

 Na oportunidade, o CCJ/UFPB manifestou interesse em participar do protocolo de intenções para a criação do Colégio Brasileiro de Faculdades de Direito, integrando o Comitê Diretivo e contribuindo com a criação de 5 Grupos de Trabalho: defesa da Democracia, Combate às desigualdades regionais, Educação Pública e Ensino Jurídico, Mulheres Juristas e Gestoras, e Financiamento, Orçamento e Fomento.

 Neste evento histórico para as faculdades de direito públicas e gratuitas, o CCJ representou a UFPB e renovou o compromisso com a defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e democrática.